top of page

COMO ENFRENTAR (E SUPERAR) MOMENTOS DIFÍCEIS NO MERCADO

Nesta edição inicio minha participação como colunista. Meu foco será compartilhar experiências e ideias vivenciadas durante minha atuação como proprietário, administrador e consultor de motéis. Abordarei o que tem assombrado o setor nos últimos anos: a crise vivida em nosso país, e repassarei dicas que podem auxiliar a superar este momento. Boa leitura!

Crise financeira, política, econômica, trabalhista, judiciária e tributária. Não há um setor sequer da economia brasileira que não tenha sofrido consequências da bagunça institucional vivida em nosso país. Nos motéis não é diferente. Temos atendido clientes com problemas de queda de ocupação, redução do ticket médio, aumento dos custos com energia e pressão de sindicatos para aumento de salários. Vivemos tempos difíceis. Como agir nessa época?

A primeira coisa que sempre temos em mente é enxergar oportunidades mesmo nos piores momentos. Possuir atitude otimista em relação às fases difíceis e vislumbrar que as crises são cíclicas. Atualmente temos recebido boas oportunidades em imóveis, algo impensável em um passado recente.

Nessas épocas conturbadas e de capacidade ociosa na indústria, as negociações com fornecedores são mais acessíveis. Além disso, ficou mais fácil encontrar profissionais capacitados.

Oportunidades

  • Negociação de terrenos e motéis

  • Melhora na negociação com fornecedores

  • Facilidade na busca por colaboradores capacitados

Nas operações dos motéis, a crise fez com que revisássemos todos os contratos com nossos fornecedores. O foco foi a redução de preços e negociação. O quadro de colaboradores também foi otimizado. Em alguns casos, é melhor pagar horas extras para um colaborador excelente do que manter outro colaborador mediano.

Ações de economia

  • Revisão de contratos com fornecedores habituais

  • Otimização do quadro de colaboradores

  • Medidas para a redução de desperdícios

Nessa época também deve-se buscar medidas que aumentem a ocupação e a rentabilidade do motel. É hora de investir em ações de marketing, como promoções, benefícios aos clientes, fidelização e estratégias de divulgação.

Ações de marketing

  • Benefícios aos clientes

  • Estratégia para aumentar a fidelização/frequência dos clientes

  • Aumento da divulgação de serviços e produtos

  • Investimento em mídias digitais

  • Promoções com foco no aumento do ticket médio

  • Promoções em horários de menor demanda

Seja buscando oportunidades para entrar em mercados novos ou otimizando a estrutura existente, a lição que fica dos momentos atuais é que devemos evoluir e aprender constantemente. A fábula daquele que não se adapta às mudanças desaparece, nunca foi tão atual.

Publicado Originalmente na Revista O Moteleiro - Edição 71

http://www.moteleiro.com.br/consultoria/como-enfrentar-e-superar-momentos-dificeis-no-mercado/

Destaques
Recentes
Arquivo
Tags
bottom of page